Palestra esclarece normas de Inspeção Veterinária

17/10/2018

Com o objetivo de esclarecer dúvidas e informar aos produtores sobre o Serviço de Inspeção Municipal de Novo Barreiro foi realizada na terça-feira (09), importante palestra de orientação que debateu temas como: produtos de origem animal, doenças que podem ser transmitidas por alimentos e boas práticas de fabricação em estabelecimentos produtores e/ou comerciantes de produtos de origem animal, entre outros. Por isso, a questão da procedência e qualidade dos alimentos esteve sempre em destaque na reunião.

A iniciativa para a realização do evento partiu da Administração Municipal, juntamente com a Médica Veterinária do Município, Camila Machado, e com a Fiscal Sanitária, Luana Stochero. O evento contou com a presença dos Médicos Veterinários, Róber Zardo e Emerson da Rosa Cassol, Fiscais Estaduais Agropecuários da Secretaria da Agricultura Pecuária e Irrigação.

A palestra foi realizada nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores com grande participação de produtores. Na oportunidade os palestrantes, Róber e Emerson, mencionaram diversas peculiaridades na questão alimentar, principalmente sobre as doenças transmitidas por alimentos, como: Tuberculose, Brucelose, Cisticercose e Salmonelose, que podem ser transmitidas pela carne, leite, ovos e seus derivados.

Outro objetivo foi conscientizar a população e comércio em geral sobre o serviço de inspeção, onde a inspeção não é direcionada às propriedades particulares (consumo próprio), mas sim, às agroindústrias. A fiscalização do comércio é realizada pela Vigilância Sanitária, podendo ser feita em conjunto com o Serviço de Inspeção.

Também destacou-se outro importante tema que foi a mudança no SUSAF (Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte), onde o produtor poderá comercializar seus produtos em todo o Estado do Rio Grande do Sul.

“O próximo passo será o trabalho de conscientização, que pretende atingir inclusive a população, para que a questão da procedência e qualidade dos alimentos nunca saia de pauta e a própria comunidade ajude a fiscalizar e cobrar a qualidade dos alimentos, pois estamos falando sobre uma questão de saúde pública”, disse o prefeito Tito.

SAIBA MAIS SOBRE O SERVIÇO DE INSPEÇÃO:

O serviço abrange o fomento agropecuário, inspeção, vigilância sanitária e está baseado prioritariamente na orientação e acompanhamento. A fiscalização atende com prioridade as atividades de maior risco, com o objetivo de manter a segurança sanitária de produtos. Por meio da inclusão legal de produtores artesanais de alimentos, a inspeção promove a cidadania, e garante ao consumidor um alimento de qualidade, sem perder a característica da fabricação artesanal.

A inspeção garante que o consumidor terá em sua mesa produtos seguros para o consumo, sem risco de ocasionar enfermidades transmitidas por alimentos. Além disso, a inspeção e fiscalização dos produtos evita fraudes em alimentos e garante o cumprimento dos regulamentos técnicos de identidade e qualidade dos produtos elaborados pelas indústrias alimentícias, garantindo, assim, um produto de qualidade para a população.

DOUGLAS CONSUL - ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO