Luiz Carlos Heinze e Paulo Paim são eleitos senadores pelo RS

07/10/2018

O deputado federal Luiz Carlos Heinze (PP) e o atual senador Paulo Paim (PT) venceram a disputa pelas duas vagas ao Senado no Rio Grande do Sul. Heinze, contrariando o que afirmavam todas as pesquisas de intenção de voto, teve um forte crescimento nos últimos dias de campanha e acabou ficando em primeiro lugar com 21,90% dos votos válidos (com mais de 98% dos votos apurados). Paulo Paim ficou em segundo com 17,73% dos votos válidos. Beto Albuquerque (PSB) ficou em terceiro lugar com 16,22% dos votos válidos, seguido por Carmen Flores (PSL), José Fogaça (13,89%) e Abigail Pereira (9,19%).

Heinze acabará ocupando a vaga que era de sua correligionária Ana Amélia Lemos, que abriu mão da disputa pelo Senado para ser candidata a vice-presidente na chapa com Geraldo Alckmin (PSDB).

Heinze chegou a ser anunciado pré-candidato do PP ao governo do Estado, mas perdeu a posição quando o partido se uniu ao PSDB. Em setembro, o agora senador eleito anunciou seu apoio ao candidato do PSL à presidência, Jair Bolsonaro, abandonando a colega de legenda Ana Amélia.

Fotos: Guilherme Santos e Joana Berwanger/Sul21