Dudu prevê início da obra do HPR para abril de 2019

21/12/2018

Final de ano é momento de avaliar o trabalho que foi desenvolvido, e pensar no ano que chega. Ao realizar esta análise, o prefeito Eduardo Russomano Freire destaca o lançamento do edital mais importante da história de Palmeira das Missões, segundo ele: o edital de licitação do projeto do HPR. Dudu ainda fala sobre a previsão de início das obras, concurso público municipal, Hospital de Caridade, e importantes projetos que devem ser colocados em prática em 2019. Confira na íntegra a entrevista:

Como avalia o ano de 2018?

Foi um ano com muitas dificuldades, principalmente em virtude da crise que afeta o Estado do RS e consequentemente os Municípios. Essa crise atinge principalmente a área de saúde, com atraso de repasses que já ultrapassam 3 milhões de reais somente para Palmeira. Mesmo com todas as dificuldades conseguimos dar andamento em diversos projetos de extrema importância, em praticamente todas as áreas. Iniciamos a segunda fase do Minha Casa Minha Vida FAR, com aproximadamente 80 moradias, 30 quadras de calçamento, acessibilidade, canalização, nos Bairros Esperança I e II e Santa Catarina, obras em fase final. Realizamos diversas obras de pavimentação asfáltica, com investimentos em torno de 2 milhões de reais. Mesmo com dificuldades não deixamos de realizar eventos importantes, sempre com sucesso, como Carijo, Feira do Livro, Interbairros, Interfirmas. E o mais importante, conseguimos lançar o edital de licitação do Projeto do HPR, que no nosso ponto de vista é o mais importante da história de Palmeira e Região.

Com relação ao ano anterior o que mudou?

Tanto 2017 como 2018 foram anos difíceis, mas nesse ano a situação se agravou, pelas dificuldades nos repasses e também por questões específicas de Palmeira. Essas questões específicas dizem respeito às ações judiciais movidas por servidores que tem causado um rombo gigantesco nos cofres públicos. Temos a ação popularmente chamada de 28% movida por aproximadamente 700 servidores, que é proveniente de aumento concedido em 2010, gerando um custo até o momento de 50 milhões de reais. Mais recentemente temos as ações movidas por professores que reivindicam o piso da categoria, que se agrava em virtude de nossa legislação fazer previsão a um indexador que faz os valores subirem consideravelmente. Em virtude dessas questões, além de nossa folha ter um crescimento muito maior do que o normal mês a mês, pagamos um parcelamento mensal de 500 mil reais de precatórios. Faço questão de deixar bem claro que não estou culpando os servidores por buscarem seus direitos. Mas clareando a população em geral um enorme problema que enfrentamos e que será enfrentado por outras administrações. Durante os últimos 5 anos de mandado pagamos valores a cima de 25 milhões, os quais poderiam ser investidos em todas as áreas.

O concurso público estava previsto para este ano e não saiu. Por que foi adiado e quando será realizado?

O concurso ainda não foi realizado em virtude de atrasos que tivemos, motivados por questões que não dependiam de nossa Administração. Abrimos um primeiro processo licitatório e em virtude da habilitação de uma empresa que sofreu operação liderada pelo MP, decidimos pela sua anulação, com o intuito de que tal empresa saísse vencedora do certame e consequentemente tivéssemos que contrata-la. Esse foi o principal motivo do atraso, mas agora já está tudo resolvido, sendo contratada a Fundatec, uma das Fundações mais respeitadas na área, que está trabalhando para o mais rapidamente realizar o concurso.

A crise do HC tem solução?

Esta Instituição Hospitalar está enfrentando uma crise que afeta todo o setor, com certeza não é um problema específico. O orçamento do HC é dependente 80% do contrato com o Estado e sofre com os atrasos, é óbvio que temos esperança que isso venha a melhorar. A nossa esperança tem como base o trabalho sério realizado pelos gestores e também a negociação da dívida do Estado com a União que possibilitará a realização de repasses em dia e a quitação dos recursos em atraso.

Com a publicação do edital a população pode esperar o início da construção do HPR para 2019?

Estamos em meio ao novo processo licitatório que teve um período considerável de quase dois anos para ser montado. Isso se deu em virtude de trabalharmos da maneira mais transparente possível, tendo como parceiros o TCE e a Caixa Federal, além do acompanhamento de diversos órgãos de fiscalização como MP Federal e Estadual, CGU e TCU. Esperamos naturalmente que tudo ocorra bem e que possamos no dia 21 de janeiro ter a definição da empresa que realizará a obra. Tudo correndo dentro da normalidade, temos como objetivo o início das obras até o final do mês de abril de 2019. Somos conhecedores que o setor da saúde enfrenta um momento crítico, mas também sabemos que as crises não duram para sempre. Ter a possibilidade de um hospital resolutivo de alta complexidade em nossa região é uma oportunidade única que não pode ser desperdiçada. Em virtude disso, estamos trabalhando muito forte no planejamento da gestão e do custeio do HPR e deverá estar definida muito antes da execução final da obra. Contamos com muitos parceiros que vem nos auxiliando de maneira decisiva como os técnicos da Coordenadoria Regional de Saúde, a Direção e técnicos da UFSM e diversas forças políticas como Secretários de Estado, Deputados e Prefeitos.

O que a comunidade pode esperar no novo ano?

A prioridade absoluta é iniciar as obras do HPR, mas estamos em fase de contratação de um novo projeto habitacional de 200 unidades com infraestrutura com valor superior a 15 milhões. Temos diversas obras de pavimentação tanto de asfaltamento como calçamento para mais de 40 ruas. Na área de educação, estamos montando um projeto muito importante, que visa a implantação de Escolas Municipais de turno integral. Também outro projeto importante que está em andamento e deve ser colocado em prática no próximo ano é a residência médica e multiprofissional em Convênio firmado por UFSM e HC. Tal convênio possibilitará que muitos médicos residentes e outros profissionais da área de saúde como fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos entre outros possam atuar no Hospital de Caridade qualificando o atendimento.

FOTO: ARQUIVO TP