Município é premiado em Congresso de Saúde

por Camila Scherer, 03/07/2018 às 10:23 em Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Palmeira das Missões participou recentemente do 30º Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do RS, promovido pelo Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do RS (COSEMS/RS), em Gramado, com o tema ‘Somando esforços, multiplicando resultados’. Juntamente ao Congresso, ocorreu a Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios, a qual Palmeira apresentou três experiências locais e uma regional, sendo que todas foram premiadas. 

 

As experiências premiadas foram as seguintes:

- “Colegiado de gestão: uma estratégia potente para qualificação da atenção básica e efetivação do SUS”, apresentado pela enfermeira Priscila Rodrigues, premiado em 1º lugar, categoria municipal, no eixo gestão do trabalho e educação em saúde; 

- “A importância da participação social: fortalecimento do Conselho Local de uma Estratégia de Saúde da Família em Palmeira das Missões/RS”, apresentado pela enfermeira Michele Hubner, premiado em 1º lugar, categoria municipal, no eixo participação da comunidade na saúde;

- “Descentralização do gerenciamento de consultas Gercon (Sistema de agendamento de consultas especializadas)”, apresentado pela enfermeira Alessandra Florencio, premiado em 2º lugar, categoria municipal, no eixo Rede de Atenção;

- “Articulação de políticas públicas e desenvolvimento de ações para prevenção e erradicação do trabalho infantil e seus prejuízos à saúde física e mental” apresentado pela assistente social Fabiana Milesi, premiado em 1º lugar, categoria região de saúde/Atenção Básica.

 

O objetivo da Mostra de Experiências Exitosas é compartilhar experiências municipais bem sucedidas no âmbito do SUS, além de estimular, fortalecer e divulgar as ações de municípios que inovam nas soluções, visando à garantia do direito à saúde. Nessa oportunidade, foram selecionadas para apresentação 59 experiências municipais e 12 experiências regionais, em que foram premiadas 12 experiências municipais e 3 regionais.

 

Os quatro trabalhos de Palmeira das Missões serão apresentados no Congresso Nacional do COSEMS, que acontece em Belém/PA, nos dias 26 e 27 de julho. Além disso, os trabalhos sobre o Colegiado de Gestão, do fortalecimento do Conselho Local do ESF e sobre o gerenciamento de consultas foram convidados para publicar suas experiências na página oficial da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

 

A Secretaria Municipal de Saúde parabeniza a equipe pela competência e comprometimento, uma vez que as experiências premiadas são construídas pelo coletivo, parabenizando também as profissionais que tão bem representaram o município e que farão a diferença na Mostra Nacional. 

 

Fotos: Divulgação

 

Tags:   saude   palmeira-das-missoes



 

Tribuna da Produção

- O conteúdo faz a diferença - 

Desenvolvido por:

Ligue Site