Vereadores buscam selo de qualidade para erva-mate produzida em Palmeira das Missões

por Camila Scherer, 05/02/2018 às 11:02 em Política

 

A tradição de terra da erva-mate acompanha Palmeira das Missões desde seus primórdios. É impossível contar a história do município sem relacioná-la com o cultivo da planta apreciada pelos gaúchos. 

Na manhã de quinta-feira (02), aconteceu uma reunião na Câmara de Vereadores para tratar da busca do selo de reconhecimento de Indicação Geográfica, concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial, desde que cumpridos alguns requisitos. 

As Indicações Geográficas são divididas em Indicações de Procedência: Doce de Pelotas, Erva-mate de São Mateus/PR, Carne do Pampa, entre outros. E Denominação de Origem: Vale dos Vinhedos, Champanhe/França, Queijo Roquefort/França, Café do Cerrado/Minas Gerais, entre outros. 

A Indicação de Procedência necessita que o local seja reconhecido (notoriedade) pelo produto ou serviço oferecido, já a Denominação de Origem necessita que as características do produto se devam essencialmente ao meio geográfico, incluídos os fatores naturais e humanos.

Durante a reunião foram destacados os benefícios das Indicações Geográficas: Desenvolvimento local, econômico, social e ambiental; Renovação do aspecto histórico cultural do produto; Agrega valor ao produto; Acesso a novos mercados e exportação; Qualidade e excelência; Reconhecimento do produto e do local; Turismo; Valor das terras (Bento Gonçalves por exemplo valorizou mais de 500%).

Participaram da reunião, os vereadores Sidinei Oliveira, Presidente do Legislativo, e Marcelo Saggin, Coordenador da Agricultura Joel Rubert, Presidente da Associação Ervateria Polo Planalto Missões (AEPLAM) Paulo Lima, o Engenheiro Agrônomo da Emater Regional de Frederico Westphalen Gaspar Antonio Scheid, o professor Marcos Hivan Petter e o advogado Caio Ruzzarin Machado.

Está prevista uma reunião com os produtores de erva-mate de Palmeira das Missões e da região para o mês de abril, a fim de dar andamento ao processo de busca pelo reconhecimento, que exige alguns requisitos jurídicos.

TEXTO E FOTO: AI CÂMARA DE VEREADORES

 

Tags:   erva-mate   palmeira-das-missoes   selo-de-qualidade



 

Tribuna da Produção

- O conteúdo faz a diferença - 

Desenvolvido por:

Ligue Site