Mundo Contábil: História da Contabilidade Parte I

19/03/2024

Caro leitor,

Olá, tudo bem?? Sou Miriam, gestora da Exatas Contabilidade e Assessoria Empresarial Ltda, sendo a primeira vez que estou neste periódico conversando contigo. Como trabalhamos na área contábil conseguimos identificar que há entendimento um quanto diferenciado no que tange a contabilidade. Será que realmente conhecemos a importância e a grandiosidade de tal área? Lembre-se que essa ferramenta de gestão faz parte de toda a nossa existência, desde os primórdios da humanidade. Então vamos lá...

Para os historiadores, as pinturas rupestres já eram uma forma rudimentar que o homem desenvolveu para controlar seus bens. Ou seja, antes mesmo da existência do homo sapiens, já se registrava os fatos ocorridos e quando começaram a surgir as primeiras necessidades de proteção à posse e registros do que ocorria com os seus bens, para se ter um controle do que possuíam. Chamada de contabilidade empírica, já tinha como objeto o Patrimônio, representado pelos rebanhos e outros bens nos seus aspectos quantitativos. Consegue imaginar??
 

E assim, o homem deixou a caça, buscou a agricultura e o pastoreio como forma de produzir seus alimentos. Para isso, foi necessário se estabelecer uma organização sobre a utilização do solo, criando-se então, divisões e o conceito de propriedade.
 

Todavia, a origem da Contabilidade de fato, surgiu da necessidade de registros do comércio. A atividade de troca e venda dos comerciantes requeria registros de cada transação efetuada, para isso eram feitos, de forma simples, anotações ou relatórios sobre o ocorrido com os bens.
 

E quanto mais o homem acumulava riquezas, mais ele queria render para aumentar suas propriedades, da forma mais rápida e simples possível. Mas para memorizar tudo já não era mais tão fácil, requeria registros mais amplos. Para isso foram criados registros com a finalidade de saber as suas capacidades de consumo, produção, etc.
 

As compras, vendas e trocas eram todas realizadas à vista. Mais tarde foram empregados pequenos objetos ou pedaços de madeiras para marcar como dívida ou pagamento. O desenvolvimento do papiro e do cálamo, que tinham como função o papel e a caneta dos dias de hoje, veio para auxiliar de forma extraordinária o registro das transações.
 

A evolução da contabilidade costuma ser dividida em quatro períodos: Antigo, medieval, moderno e científico. Na Bíblia podemos encontrar interessantes relatos sobre controles contábeis. Mas foi a partir do período moderno que a contabilidade obteve seus maiores avanços (ROCHA, 2016).
 

Mas isso deixaremos para a próxima edição!! Traremos muitas informações relevantes, então, aguardem...


Miriam Elsenbach

Exatas Contabilidade e Assessoria Empresarial Ltda
Rua 7 de setembro, 432, Palmeira das Missões - RS
(55) 9 9651-0024

 

Fonte:

ROCHA, Letícia Schmitt. A Contabilidade através dos séculos. Disponível em: https://urisaoluiz.com.br/site/a-contabilidade-atraves-dos-seculos/. Acesso em 01 mar 2024.