Geração Digital: não subestime o poder da influência, use a seu favor

28/03/2024

Se você é da geração que foi muito influenciada por televisão, rádio, revistas e jornais, tenho certeza que muitos dos nomes que são marcantes para você em cada uma dessas mídias, são nomes comuns a várias outras pessoas. As referências de uma época passada eram no geral muito específicas se compararmos ao cenário de hoje, onde existem infinitos nomes relevantes, que são extremamente influentes para distintos grupos.

Essa diferença acontece, pois há alguns anos atrás, para você ser visto e ouvido por mais pessoas, era imprescindível a visibilidade de uma mídia tradicional. E para isso, você precisava ter acesso privilegiado a pessoas e oportunidades ou precisava fazer muito esforço e "barulho”, seja pelo seu talento e carisma acima da média ou ainda pelo seu envolvimento em alguma polêmica. Mas, hoje a história é bem diferente. Vivemos a era dos influenciadores, sejam eles famosos ou não para a massa, mas que assumem relevância perante uma audiência e comunidade específica, seja ela grande ou pequena.

Mas, o que é ser um influenciador? Desde antes do digital, quem assume postura de liderança e inspiração perante os outros é uma pessoa que significa e representa algo e que assim torna-se influente. Porém, com a ascensão do digital, o fácil acesso à internet, o poder das plataformas digitais e a democratização da visibilidade, o termo Influenciador se difundiu e passou a caracterizar todos aqueles que possuem vontade, iniciativa, um celular na mão e algo para falar ou mostrar.

Hoje Influenciadores são pessoas comuns ou profissionais das mais diferentes áreas, que se tornaram criadores de conteúdo para comunicarem seu conhecimento, seu trabalho, sua criatividade, sua visão de mundo e que assim, são capazes de influenciar, atrair e reter a atenção de uma audiência específica e de gerar identificação, aspiração, conexão, engajamento, confiança e resultados. E é essa atenção, relacionamento e relevância perante uma audiência que um Influenciador consegue monetizar de diferentes formas.

Assim, com tamanha mudança em relação as pessoas que hoje assumem papel de relevância na sociedade, o Brasil contabiliza mais de 500 mil Influenciadores, o que significa que nosso país já possui mais Influenciadores do que Dentistas. E isso tudo porque o brasileiro ama o digital e tornou-o a sua principal mídia para consumo de informações, para relacionar-se, entreter-se, estudar, trabalhar, comprar e vender. Dessa forma, o Brasil é o terceiro país que mais consome redes sociais no mundo, o segundo país que mais segue influenciadores e o primeiro país onde o Influenciador mais exerce poder de influência sobre as decisões de compra das pessoas.

Vale também pontuar que até um tempo atrás, Influenciadores estavam muito associados no inconsciente coletivo a ostentação e a trabalho e dinheiro fácil. Mas, não é bem por aí. Hoje o digital amadureceu, assim como o mercado e as pessoas que não “compram” mais qualquer

Influenciador ou ideia. A competição por atenção está mais acirrada e influência não é sinônimo de dancinha, futilidade e banalidade. Sem contar que, óbvio, há diferentes Influenciadores, cada um com seu conteúdo e caráter, porque qualquer pessoa pode sim assumir esse papel, pois hoje todos somos uma mídia e influenciamos os outros em algum grau. Mas, os resultados e a perenidade de um Influenciador no digital sempre serão proporcionais as suas escolhas, ações, falas e posicionamento.

Assim, hoje o espaço para crescimento e consolidação no digital está destinado principalmente àqueles que exercem com maestria seu poder de influência ao serem transparentes, honestos, responsáveis, determinados, incansáveis, autênticos e inspiradores. Que antes de só olharem para o dinheiro estão dispostos a trabalharem muito e a construírem um legado com propósito, que gera valor e transformações na vida da sua audiência.

Dito tudo isso, ficou mais fácil compreender tamanha magnitude desse universo? E como você olha para isso tudo, com olhos de negação e de julgamento ou com olhos de oportunidades? Por quem você é influenciado? Se você já produz conteúdo no digital, como você tem influenciado as pessoas que lhe seguem? E se você ainda não produz conteúdo, por qual motivo somente deixar-se ser influenciado ao invés de também influenciar os outros no seu movimento?

Responda essas perguntas para si e reflita. Espero que você compreenda que não é possível mais subestimar o poder da influência que vem de toda visibilidade que hoje está na palma da sua mão e que pode ser usada ao seu favor. Até porque, tomar consciência desse novo universo e agir a favor dele diz respeito a sobrevivência no mercado, a vantagens competitivas, a incontáveis oportunidades de negócios e grandes resultados.
 

Renata Quedi @renataquedi

 

Economista especializada no Digital e graduanda em Economia da Influência Digital. Criadora de conteúdo, Influenciadora, Empreendedora digital e Palestrante.