Frederico Westphalen deve decretar situação de emergência após enxurrada

19/03/2024

O município de Frederico Westphalen, que enfrenta transtornos depois do excesso de chuva, deve decretar situação de emergência ainda nesta terça-feira, 19. A enxurrada deixou 15 pessoas desabrigadas e 60 desalojados. O último levantamento da Defesa Civil aponta que são 80 casas alagadas e inúmeros pertences perdidos. 

Em poucas horas, choveu mais da metade da média de precipitação prevista para todo o mês em Frederico Wesphalen, que é de 140mm. Segundo a Climatempo, foram 78,6mm de chuva desde às 19h de segunda-feira. À meia-noite, o acumulado já era de 75,2mm, o que significa mais de 70mm em menos de cinco horas. 

Os bairros Jardim Primavera e Aparecida foram os mais atingidos. Também há problemas nas estradas do interior. Os moradores foram realocados para abrigos e residências de amigos e familiares. 

— Recebemos os primeiros chamados e começamos a visitar algumas famílias. Detectamos crianças em vulnerabilidade, água entrando nas casas e começamos a colocá-las em pousadas, hotéis parceiros. Vizinhos também acabaram nos ajudando e absorvendo essas famílias — informou o prefeito em exercício, João Vendruscolo.

Quantidade de chuva assustou moradores

Na zona rural de Frederico Westphalen, mais de 100 famílias estão sem água e não há previsão para o restabelecimento do serviço. Enquanto isso, os moradores da área urbana contabilizam os prejuízos. A servidora pública Denise Pinheiro conta que viu a água subiu muito rápido. Quando se deu conta, havia perdido boa parte dos pertences da casa onde morava com os pais há 30 anos. 

— Em questão de minutos, a chuva levou tudo. Isso aqui vai dias ainda pra ter que colocar tudo em ordem — contou.

O marceneiro Eduino Lavarda, 77 anos, começou a contar o prejuízo na manhã desta terça-feira. Segundo ele, essa é a primeira vez que viu uma chuva tão volumosa e intensa. 

— Em todos os anos que eu estou aqui, já 18 ou 19 anos, não vi nada igual a ontem à noite, foi demais. Aqui tem dois motores que foram tirados e mandado para conserto porque molharam, com certeza estão queimados — lamenta. 

A prefeitura disponibilizou o ginásio de esportes do Parque de Exposições para arrecadar doações aos moradores das áreas mais atingidas. Podem ser doadas roupas, materiais de limpeza e alimentos (veja o serviço abaixo).

Como doar aos atingidos pela chuva em Frederico Westphalen

  • O que doar: água potável, roupas, materiais de limpeza e alimentos
  • Onde: ginásio de esportes do Parque de Exposições
  • Contato: (55) 99113-0519

 

Fonte: Gzh 
Foto: Arthur Ruschel / Agencia RBS